Pesquisar este blog

Postagens populares

terça-feira, 14 de junho de 2011

Novos textos e comentários dos alunos do EF da Sala de Leitura do Semíramis

Nome: Kaiane Raulino Macedo
Série: 5º B – Nº 15
Obra: Contos de Província
Autor: Juraci Costa
Gênero: Contos
Eu gostei desse livro porque em alguns versos o autor fala assim: ”Eu mirava meu avô enterrado na cama em desalinho, a barba crescida, a voz enrolada, o corpo desgovernado da cintura para baixo, a fumar cigarros gaivota trazidos por minha mãe de nossa bodega e percebia na brancura de seus olhões castanhos e na sisudez de seu semblante descorado vestígios de um cadete admirável, de um jequitibá em ruína.”
E gostei de quando o autor fala com firmeza como esse verso: ”Viver em definitivo depois de enviuvar.”
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: O velho louco por desenho
Autor: François Place
Gênero: Contos
Eu gostei desse livro porque possui vários contos. Os primeiros são: “O pardalzinho de Edo, confusão perto da velha ponte, o Shishi Tojiro, no ateliê do velho pintor, o ateliê de gravura, uma infância tumultuada, uma surpresa para Tojiro e os sonhos de Tojiro”. Os últimos são:”os trinta e seis nascimentos do mestre, as leituras de Toryo, passeio no templo, o desafio, o retrato de Daruma, a grande onda, aprender a desenhar e o último é o velho louco por desenho”.
O especial o que mais gostei muito foi a Infância tumultuada porque trata de um grande tumulto enquanto caminham e conversam o Tojiro que sem parar de fazer perguntas a seu mestre, mas todos que estavam correndo tinham um motivo o anúncio torneio de sumô uma luta de duas pessoas com cem quilos, mais como chama muita atenção do público pelas ruas dando vários palpites de seus campeões preferidos com o cartaz anotado: “Mestre, foi o senhor que desenhou aquele cartaz?” Querem saber a sequencia...só lendo...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Entre as junturas dos ossos
Autor: Vera Lúcia de Oliveira
Gênero: Poesias
Eu gostei desse livro porque ele tem muitas poesias algumas são dramáticas e empenhadas. As mais bonitas que eu achei foi:
Apreendi o vento, O olho, O pássaro, À noite, Vigia, Aqui não são, e o último é o meu corpo é sempre. O primeiro fala do que aprendi, do que vivi, do que sonhei e de quem amei. O segundo fala sobre os olhos escuros, sombras e estrelas, as plantações, os nacos de noites, do céu que venta e de veredas e miados.
O terceiro diz dos pássaros, da chuva, do vento, dos músculos e os grandes bandos de aves e também as oferendas contra o papel e o carvão.
O quarto fala sobre a noite, sobre os relógios, as estrelas, o céu e as assombrações que vivem entre luzes e velas espalhadas pela casa.
A quinta fala sobre viagens escorregadas e espinhos que há entre o redor do mundo. Eu gostei muito!
O sexto se chama “aqui não são”, fala sobre, fome, construções feitas por pessoas e paredes que abrigam moradores.
O sétimo se chama “meu corpo é sempre”, diz e assume que sonhos oficiais se juntam ao volume da forma e também a desproporção que a sombra levou ao chão.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Contos tradicionais do Brasil (Folclore)
Autor: Luiz Da Câmara Cascudo
Gênero: Contos
Gostei muito do livro porque tem vários contos. Alguns são de encantamento, contos de exemplo, de animais, de facécias, religiosos, etiológicos, demônio logrado, contos de adivinhações, natureza denunciante, contos acumulativos, ciclo da morte e tradição.
O que eu mais gostei, é o conto de como a aranha salvou o menino Jesus. Também do conto “a menina dos brincos de ouro” que fala de uma menina filha de uma mãe severa que ganha um par de brincos de ouro. A menina gosta de nadar, sempre tira os brincos antes de nadar. Um dia, ela os esqueceu. Ao chegar a casa, deu pela falta. Saiu correndo para buscá-los. Ao chegar lá, encontra um velho muito feio que rapidamente a pega e sai com ela numa sacola, passando por várias portas até que em uma, a família ouve a menina e convida o homem para descansar. Naquela noite, a família pega o saco e vê o que tem lá. Assim que vê a menina eles têm uma idéia: colocar pedras dentro faz isto rapidinho e escondem a menina em baixo da cama e vão dormir. No dia seguinte, o homem pega o saco e vai embora pensando que a menina está no saco.
A família adota a menina e ficam felizes para sempre.
No primeiro conto, acontece quando o menino nasce e cai. Aparecem os soldados do Egito e vê uma aranha ela passa por baixo do corpo do menino e começa a movê-lo. Os soldados não prendem o menino porque a aranha o salvou.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Contos e lendas do Egito Antigo
Autor: Brigitte Évano
Gênero: Conto
Gostei muito deste livro porque fala de um grande Deus-Sol, ele era o senhor de tudo, mas                                                         Rá (Deus-Sol) envelheceu e seu poder começou a ser contestado.
Gostei também porque Isis, uma Deusa cheia de espertezas, tentara derrubá-lo.
Seu conhecimento é tão vasto quanto o de Rua. Mas ela não sabe o mais importante: o nome do Deus-Sol, sem isso, nunca será a primeira. Mas ela quer o poder a qualquer preço.
Gostei muito porque no final diz que no Egito, como nos outros lugares, as lendas são transmitidas em princípio pela tradição oral, pois foram contadas antes da invenção da escrita.
Além desses contos, os egípcios inventaram por volta de 3000 A. C. uma escrita formada de vários signos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Contos de encantamento
Author: Hans Christian Andersen
Genera: Cantos
Gostei muito do livro porque fala de uma família trabalhavam muito, perderam a mãe e a esposa. O pai trabalhava sem descanso e sem a ajuda de ninguém. Alimentava e vestia seus filhos, mas quase sempre, nunca dava.
Certa vez, teve que tomar uma decisão impossível, de largar sua filha Maria. Ele a levou para longe e disse:
- Fique aí no meio da floresta. Depois virei te buscar.
Inocentemente a menina obedeceu. O pai foi embora. Passaram horas e horas até que a menina ouviu um barulho de galhos. Subiu numa árvore e avistou uma casa.
Ela vai para um casarão estranho e tem que obedecer a uma voz misteriosa. Continua lá. Infelizmente seu pai morre e seus irmãos tiveram que continuar a trabalhar. Por sorte, ela encontrou um cavaleiro e o casarão se transformou em um palácio. Eles se tornaram rei e rainha e viveram felizes para sempre.
“Adorei este livro encantador!”
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obra: O Hospital Hostil
Autor: Lemony Snicket
Gênero: Enquanto Juvenil
Gostei bastante desse livro porque fala de um período muito cruel na vida de três crianças órfãs: Violet, Klaus e Sunny. Essas crianças desamparadas, com fome e perdidas acabam se vendo em frente a um armazém chamado “A última chance”. Fala também de uma cirurgia muito arriscada que poderia matar uma pessoa.
Gostei também porque fala que os Balderaines vão ao hospital ver sua irmã que está doente. Subindo e descendo as escadarias do hospital até que visitaram o quarto 201. Cantaram e brincaram com o Doutor Jonah Mapple, que estava com enjôo do mar. Como ficaram com dó dele, deram um balão em forma de coração pra ele. Visitaram Clarissa Dalloway, parecia que não ter nada de errado com ela, mas ela sempre ficava olhando com o rosto triste para a janela do quarto 1308. Não conseguiam achar o quarto de Violet Balderaine. Fala também de um incêndio que acontece quando Violet ganha sua primeira medalha com cinco anos, por fazer um experimento. Gostei do livro porque procura responsabilizar, ensinar e mostrar a realidade que já aconteceu no Brasil. “Histórias inacreditáveis!”.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obra: Costura de nuvens
Autor: Adão Venturo
Gênero: Enquanto Juvenil
Gostei deste livro porque fala de várias coisas em várias poesias. A primeira fala sobre um negro da África em um tronco. Fala também dos sofrimentos dos negros, muitos perderam a vida por causa da escravidão.
O segundo e o terceiro, falam sobre cicatrizes que o sol e as plantações fizeram em avós e em outros parentes. Gostei muito de quatro poesias refletidas e relacionadas ao estudo brasileiro, e a escravidão humana.
Na primeira, um menino de rua fala sobre um menino que tralha e disputa um raio de sol de marquise. Na segunda, fala de uma avó que se chamava Justina. Ela era uma negra de Minas Gerais. A terceira, fala da morte de um pai. Ele se chamava José. Desde menino trabalhava descalço, de chapéu de palha na fazenda do barão. José nasceu em 1905 e faleceu em 1988.
Na quarta, fala sobre a perda do amor, da morte, do corte e do desgaste e outras coisas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obra: 111 Poemas para crianças
Autor: Sérgio Capparelli
Gênero: Poesias
Gostei deste livro porque tem várias poesias. Vou contar a de Josefina.
  Emília Josefina
Emília Josefina
Uma menina tão fina
Que apronta cada uma!
Por isso que trouxe bolo de aspirina.
Emília não sabe por quê
Que dança e que fuma
Porque cada um tem sua expressão
De perder o coração
De verdade, hein!
Os meninos e as meninas
Fofocam em cada dia
Pensam que vai, comer
Mais vão logo correr
Os meninos e as meninas
São loucos por escola
Mais quando tem que acordar cedo
Arrumam a cama, estudando na Espanha.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: A mala de Hana
Autor: Karen Levine
Gênero: Enquanto Juvenil
 Este livro fala sobre crianças submetida ao holocausto.
 A história se desenrola em três continentes, por um longo período. Fala da experiência da garotinha Hana e sua família na Tchecoslováquia, nas décadas de 1930 e 1940. De um jovem e um grupo de crianças em Tóquio no Japão. E de um homem em Toronto no Canadá. Esse livro me sensibilizou porque fala dos horrores semelhantes que atingiu Hana e outros inocentes. É uma lição pra que isto nunca mais volte a acontecer.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Gênero: Enquanto Juvenil
Gostei deste livro porque ele é intenso e perturbador. É tão memorável ao tema quanto o livro “O diário de Anne Frank” foi em sua época.
Gostei da frase que Bruno fala em voz alta:
_Oh, céus! Olhando para a ferida sem saber o que fazer.
Este livro é simples e bem escrito. Que beira a perfeição.
Obra: 33 ciberpoemas e uma fábula virtual
Autor: Sérgio Capparelli
Gênero: Poesias/fábula
 Gostei deste livro porque fala um pouco sobre o autor Sérgio Capparelli. Ele editou mais de vinte livros de grandes sucessos.
Recebeu vários prêmios.
Neste livro, ele expressa sua vida, sua emoção e felicidade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Se o mundo fosse uma vila
Autor: David J. Smith
Gênero: Contos
Adorei este livro porque além de fazer uma pergunta inexplicável ele é todo ilustrado.
E se o Brasil fosse uma vila?Pergunta fácil pra quem não sabe respondê-la. Já pensou se o nosso País fosse uma vila com apenas cem pessoas?
Mas de acordo com o senso do IBGE (2000), somos cerca de 170 milhões de habitantes. Portanto, cada um dos 100 habitantes da vila imaginária, representaria 1,7 milhões (1.700.000) de pessoas do Brasil real.
Mas em nossa vila, a eletricidade é usada principalmente, para a iluminação das casas.
Este livro possui vários contos: Bem vindo à vila global; Nacionalidade entre outros.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: O flautista de manto malhado em Hamelin
Autor: Robert Browning
Gênero: Enquanto juvenil
Gostei deste livro porque fala de um homem que toca sua flauta. Várias crianças o seguiam. É um poema para adultos e crianças.
O flautista reflete algumas das preocupações mais profundas de Browning.
Os habitantes de Hamelin são castigados porque se recusam de pagar mil florins ao flautista. Por causa disso, perdem todos os seus filhos.  
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Contos e lendas de um vale encantado
Autor: Ricardo Azevedo
Gênero: Conto
Gostei deste livro porque tem poesias e textos muito conhecidos pelo Brasil, mas com um toque diferente e engraçado.
Gostei muito de: quadras, crendices e outros.
Vou contar alguns que gostei.
   Quadras
Ó Senhor mestre carreiro,
Como chama o vosso boi?
O meu boi chama Saudade
De um amor que já se foi.
Meu Santo Antônio querido
Meu Santo de carne e osso
Se não me der um marido
Eu você no poço.
Adeus, meu fogão de lenha
Que foi para nunca mais
Deixando no seu ligar
O frio fogão de gás.
Com jeito tudo se arranja
De tudo o jeito é capaz
A coisa é ajeitar o jeito
Só que isso ninguém faz
Uma xícara de café
Anima qualquer roceiro
Mas o beijo da morena
Vale mais que o mundo inteiro.

Além disso, tem crendices como, por exemplo:
“Para visitas chatas que demoram ir embora. O jeito é colocar um garfo enfiado na palha da vassoura. É tiro e queda. A visita vai embora, na mesma hora.”
Adorei o livro porque quanto mais lemos, mais aprendemos.
O conto do saci é muito engraçado. Ele diz que, se uma pessoa não acredita em saci, um dia acaba conhecendo em pessoa.
O saci é um menino negrinho e misterioso, de uma perna só. Vive no mato, usa um capuz vermelho e não pelo e nem órgãos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Ana Paula do Nascimento
Série: 5ªC Nº: 03
Obra: Contos de Grimm
Autor: Irmãos Grimm
Gênero: Conto
Gostei muito deste livro. Ele conta muitas histórias legais que nos ensinam coisas importantes como: A história dos sete cabritinhos no qual a moral da história é “Não podemos acreditar em estranhos”.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Luiza Cardoso Vieira
Série: 6ªD Nº: 19
Obra: Um anjo no jardim
Autor: Lino de Albergaria
Este livro conta a história de Gustavo, seu apelido era Guga. Ele gostava de uma garota, Rita, que se mudou na sua rua, na casa de seu amigo Ricardo.
Guga achava Rita uma gracinha, às vezes a achava meio porca, porque sua mãe tinha que pedir várias vezes para ela tomar banho. Guga passou a achar isto, depois que a viu brincando na lama.
Ele queria namorá-la. Pediu-a em namoro e ela não aceitou. Continuou brincando na lama. Ela lhe pediu que não contasse a ninguém, caso contrário ela não seria nem sua amiga. Ele não contou e os dois se tornaram amigos.
De tanto ficar no jardim, Rita encontrou um anjo de gesso com uma de suas asas quebradas. Rita colou a asa do anjo e o colocou ao lado de sua cama. Conversava com ele sobre ela e Guga.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Beatriz Santos
Série: 6ªD Nº 5
Obra: Leite do peito
Autor: Geni Guimarães 
Gênero: Enquanto Juvenil
Este livro fala de uma menina que era caçula. A queridinha, a mãe só fazia carinho e dava leite do peito. Certo dia, a mãe parou de amamentá-la porque estava grávida. Não contou nada para a menina. Ela via a mãe inchada, com um barrigão e não sabia o que estava acontecendo. Até que uma vizinha lhe explicou e ela entendeu.
Só que quando o bebê nasceu ela não estava acostumado com aquilo, vir à mãe amamentando e dando carinho pro bebê, então, ela só chorava.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Um contrato com Deus
 Autor: Will Eisner
Gênero: História em quadrinhos
Adorei este livro!Porque é em quadrinhos e não é só pra crianças! Ele pode ser lido por adultos e adolescentes. Ele mostra o que acontece no mundo, como por exemplo, um pedófilo e também contratos com Deus.
Achei muito legal a maneira como as pessoas admiram as imagens. “Amei!” Recomendo a todos que leiam! Ler é muito legal porque você aprende muitas coisas. Leiam, nem que o livro tenha apenas uma frase!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Negócio de menino com menina
Autor: Ivan Angelo
Gênero: Conto
O livro é bem interessante. Fala de um menino pobre que pegava passarinho na floresta.
Certo dia, ele teve a sorte de pegar um passarinho bem lindo!Ele estava indo embora quando parou um carro em sua frente. Dentro dele, estavam um homem e uma menina. A menina pedia para o pai comprar um passarinho pra ela.
O homem perguntou quanto custava e o menino respondeu:
-Não estou vendendo, meu senhor.
Mas o homem insistia e a menina insistia, insistia porque queria o passarinho pra ela.
O menino não queria vender. Deu de graça para a menina.
Depois de duas semanas, o homem estava procurando o menino. Conseguiu ligar para a casa dele e lhe ofereceu um emprego. O menino aceitou.
Este livro é interessante porque nos mostra o valor de muitas pessoas.
Todos deveriam ler este livro maravilhoso, porque é emocionante. Dá vontade de ler sem parar porque quando você menos espera,você está dentro dele.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Carolina e o vento
Autor: Samuel Murgel Branco
Gênero: Enquanto Juvenil
O livro é bem interessante e educativo. Ele ensina o que é o vento, de onde ele vem, como ele se movimenta.
Carolina aprendeu muitas coisas com seu avô.
Certo dia, ela estava dormindo quando um vento forte abriu sua janela. Ela se levantou e o vento a levou.
Carolina voou, voou e chegou ao topo de uma árvore onde estava dona coruja, elas se cumprimentaram, a menina não ficou com medo, apenas fez várias perguntas e a coruja respondia.
Quando o sol estava se pondo, a coruja deu asas para a menina voltar para casa.
Recomendo este livro, porque ele nos ensina muitas coisas legais.
Eu não sabia como seria bom matar o tempo lendo!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Espelho maldito
Autor: Giselda Laporta Nicolelis
Gênero: Enquanto Juvenil
Este livro é bem interessante, fala sobre a magreza e a obesidade.
Diz que as mulheres correm atrás da magreza porque os meninos gostam das magras. E fogem da obesidade porque dá estrias.
Então, você que pensa que é gorda ou magra, leia este livro. Você entenderá que cada um traz de bom ou ruim.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: Contos em quadrados
Autor: Manuel Alegre
Gênero: Conto
O livro fala de uma família, que de ima certa forma eram pobres. Só que eles queriam mais dinheiro.
O homem trabalhava na captura de negros escravos que fugiam de seus donos.
Certo dia, ele foi despedido. Eles ficaram sem comida. Então a mulher teve uma idéia: Vender o filho de quatro meses. O homem não queria, mas, teve que vendê-lo para que ele não passasse fome.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Ivana
Série: 5ª C nº 14
Obra: Bazar do Folclore
Autor: Ricardo Azevedo
Gênero: Conto
Este livro dá várias informações sobre a cultura e tradição popular.
Como a princesa que se perdeu na floresta; três maços malvados e também do vaqueiro que não sabia mentir.
Além disso, apresentam espertezas, artimanhas e magias.
Você deve se lembrar da história que sua avó lhe contava e que você conta para seus amigos e seus amigos contam para seus irmãozinhos. E assim, a história passa de boca em boca e se mantém viva.
É assim que nosso Folclore sobrevive.
Ele é formado por: festas; danças; rezas; simpatias; mitos; histórias; brincadeiras; ritmos; comidas e até os nossos costumes.
Também tem histórias sobre sacis e lobisomens, que assustam até mesmo aos corajosos quando contadas nas noites de lua cheia.
As adivinhas e ditados falam das coisas que fazem parte das nossas vidas como: amor, morte, saudade, trabalho e família.
Adorei,amei, gostei muito deste livro!Porque se lembra dos folclores do nosso passado. Espero que peguem e leiam este livro! Não vão se arrepender! Eu não me arrependi!
“O bazar do folclore” é tudo de bom!
Literatura em minha casa;
Fazendo novos versos,
Isto sim é dom!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Yasmin Luiza Domingos Generoso
Série: 6ªD nº 38
Obra: Um contrato com Deus
Autor: Will Eisner
Gênero: Histórias em quadrinhos
 Frimme Hersh acabou de sair do velório de sua filha Rachel.
Ele tinha um contrato com Deus, ele era prestativo e generoso.
Depois que seus pais morreram, ele virou filho dos sem filhos.
Naqueles anos, ele sempre ouvia com freqüência ”Deus vai recompensar você!”, pois ele realizava várias bom ações.
Então, ele foi para Nova York,lá recebeu instrução religiosa e se dedicou a caridade. Um dia, uma menina foi deixada em sua porta. Então, ele a batizou com o nome de Rachel para homenagear sua mãe que lhe dedicou todo amor e carinho.Mas Rachel faleceu,ele ficou vários dias de luto.Por causa disso, ele começou a não acreditar em Deus.E pela primeira vez,ele mentiu.Arrumou uma amante,mas ele queria fazer novamente o contrato com Deus. Naquela noite, Hersh leu novamente o contrato com Deus. Depois de ler, teve um infarto. Discutiu com Deus e encerrou o contrato entre eles.Hersh morreu.
  Chegou um novo morador no bairro, Shloime. Ele salvou três crianças e uma idosa. Shloime encontrou a pedra que Frimme havia escrito o contrato de Deus. Então, ele assinou em baixo da linha que Frimme assinou.Passam anos e anos e Shloime continua no bairro. Aí começa um monte de histórias.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome: Giovana Izaltina de Oliveira Rosa
Série: 5B nº 12
Obra: A fantástica fábrica de chocolate
Autor: Roald Dahl
Gênero: Enquanto Juvenil
Os Buckets não morriam de fome.Todos eles, os dois vovôs, as duas vovós o pai, a mãe e o próprio Charlie. Passavam o dia todo com uma sensação de vazio na barriga.
Para Charlie era pior. Muitas vezes, o pai e a mãe dele, deixavam de comer no almoço ou no jantar para deixar mais comida pra ele. Mas não era o suficiente,para um garoto em fase de crescimento.Ele tinha uma vontade enorme de comer alguma coisa que o satisfizesse , mais do que repolho e sopa de repolho. O que ele tinha vontade de comer, mais do que tudo,       era... chocolate.
De manhã, quando Charlie ia para a escola,via tabletes enormes de chocolate empilhados nas vitrines das lojas. Ficava olhando com os olhos arregalados, o nariz colado no vidro, a boca cheia de água várias vezes por dia.Via outras crianças devorando gulosas barras de chocolate ao creme. Aquilo, é claro, era uma tortura terrível.
Apenas uma vez por ano, Charlie comia um pedacinho de chocolate.
A família toda economizava dinheiro para aquela ocasião especial. Quando chegava o grande dia, Charlie sempre ganhava uma barrinha de chocolate, inteirinha, só para ele.
Toda vez que ganhava seu presente, guardava-o com todo o carinho numa caixinha de madeira, como se fosse uma barra de ouro.
Durante dias e dias, ele só olhava o chocolate, nem tocava nele.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Tamires de Sá Costa
Série: 6ªD nº 32
Obra: O príncipe triste
Autores: Rui de Oliveira e Lilian Mortiz Schwrcz
Gênero: Enquanto Juvenil
Li e gostei deste livro.
É uma lembrança do Palácio do Imperador. Lá havia um retrato de um menino Imperador, mas parecia que ele queria dizer alguma coisa.
Por meio da história, conhecemos a vida do pequeno D. Pedro II que se tornou Imperador do Brasil aos 14 anos de idade.
Os traços e palavras dos autores envolvem o leitor e dão veracidade ao texto, mesclando fantasia e realidade. 
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------   
Obra: Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante.
Autor: Mirna Pinsky
Gênero: Enquanto juvenil
Li e gostei muito! Fala sobre uma carta que a avó manda pra sua neta.
Quando ela era pequena, morava perto dos avôs cresceu e foi morar bem longe deles. Eles mandavam cartas bem engraçadas pra ela.
O livro contém três narrativas que se cruzam: a avó escrevendo uma carta para a netinha as lembranças que tem enquanto escreve e quebra cabeça do carteiro para encontrar a destinatária da carta. No desenrolar desse jogo, entram informação, diversão, passatempo, consolo, imaginação e desafio.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: A ilha do tesouro
Autor: Roberti Louis Stevenson
Gênero: Enquanto Juvenil
Li e gostei demais deste livro.
O capitão e os poucos homens que ficam com ele, estão acuados do outro lado da paliçada. Ouvem os tiros dos outros marinheiros.
Na verdade, eram piratas que disfarçados que esperavam a hora de se apossar do tesouro.
Tudo parece perdido, mas o jovem Jim tem um plano. Qual será?
Esta obra já fascinou milhões de leitores no mundo todo. Já inspirou dezenas de filmes.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Beatriz Sgadari Corrêa
Série: 5ªC nº 5
Obra: Cartas de Ana e Pedro
Autores: Vivina de Assis Viana e Ronald Claver
Gênero: Enquanto Juvenil
Gostei muito deste livro porque eu adoro livro romântico.
Encantei-me com essa história porque Ana começa mandar cartas para Pedro.
Pedro responde. Ana mora em São Paulo. Ela gosta de: ler, ir ao cinema, estar à beira do mar.
Pedro mora em Belo Horizonte, gosta de: futebol, escrever poesias e ama as montanhas.
Os dois adolescentes trocam cartas há um ano. Além das cartas, trocam livros, postais, poesias e afetos.
Assim, vão se conhecendo e se apaixonando.
Aos poucos, os dois se tornam quatro: Ana, Pedro, a Ana do Pedro e o Pedro da Ana.
Vou fazer uma confissão: ”Quando eu pegava um livro eu não lia!” Este foi o primeiro livro que li inteirinho.
“Adorei!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Obra: O príncipe triste
Autores: Rui de Oliveira e Lilian Mortiz Schwrcz
Gênero: Infanto Juvenil
Gostei muito deste livro porque é uma história de um menino solitário. Este menino é D. Pedro II. Ele se tornou imperador aos 14 anos.
A história começa quando Helena Costa classificada. O prêmio era uma viagem até Petrópolis. Ela não conhecia a cidade, só sabia que era muito fria e ficava no alto da serra.Subiram de ônibus. Após uma hora de viagem, as hortênsias, nas estradas anunciavam a chegada a Petrópolis. Helena fala que todas às vezes
 Que visitava Petrópolis, não deixava de visitar o palácio imperial e de se sentar no banco do jardim.
Assim entrou no palácio, passou por várias salas e viu muitas coisas como: a coroa imperial de D. Pedro II,a sala de música, o colar da princesa Leopoldina,os móveis e as porcelanas da companhia da Índia.
O que mais chama a atenção de Helena é o retrato de D. Pedro II,ainda menino, com o rosto sério e compenetrado.Ela ao se aproximar da pintura, percebe que sua fisionomia parece triste,notou que seus olhos brilhavam, não sabia se eram lágrimas.
Aproximou mais e ficou algum tempo olhando para ele. Não sabia quanto tempo. Um segundo.Um minuto.Uma eternidade.
Seus colegas já haviam ido à outra sala. Ela ali ,sozinha em silêncio.Sem poder se afastar,sem tirar os pés  ou os olhos da face daquele menino imperador.
Ele parecia lhe dizer algo. Seus lábios moviam como se procurassem confessar um segredo.
Até hoje ela escuta o sussurro de sua voz lhe dizendo:
_ Estou muito triste e apreensivo.  Preciso falar com você!Na sala do trono, a porta da esquerda está aberta. Entre sem bater,Não demore, estou lhe aguardando! Infelizmente não tenho muito tempo!
Ela olhou novamente o quadro. Procurou o lugar combinado. A porta estava realmente aberta. Entrou:
_Entre e feche a porta, por favor! Você se parece muito com minha irmã Francisca. Você deve saber que sou Pedro de Alcântara,como lhe disse,tenho pouco tempo. Em breve virão me chamar.
_Desculpe-me por lhe perguntar, Pedro.Quem está para chegar? Você parece muito triste e preocupado!
_Dentro de poucos instantes, serei coroado Imperador do Brasil!
Helena deu uma medalhinha para Pedro. E ele lhe disse:
_Obrigado!Vou guardá-la de lembrança do nosso encontro. E foi se embora.
Helena vê uma porta semi aberta. Entra e pergunta:
_O senhor é o Imperador D. Pedro II?
Ele responde:
_Sim. Devo viajar em instantes. O governo republicano deu-me 24 horas para deixar o Brasil, com toda a minha família.
Despediram-se.
Ela viu uma caixinha vermelha em cima da mesa. Ela abriu e viu a medalhinha que tinha dado a D. Pedro II na sua coroação.
Em seguida ela sai da sala e vai viver sua vida com suas lembranças.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Natália V. L.
Série: 5ª B nº 25
Obra: Maluquinho por futebol
Autor: Ziraldo
Este livro é ótimo, principalmente porque adoro livros em quadrinhos. Eles não são muito grandes e as histórias são fáceis de entender. As histórias são super engraçadas.
Este livro é bem mais colorido e interativo com as crianças.
Na capa do livro diz: “As histórias mais malucas sobre a maior paixão do Brasil”. E é mesmo!
Esta é a história mais maluca que já li. Este Maluquinho apronta cada uma! Mas ele é muito divertido. Além dele tem: o Bocão. A Julieta, a Carolina e o Junim.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nome: Kauane Camargo Soares
Série: 5ªB nº 16
Obra: Asterix e Latraviata
Autor: Albert Uderzo
Gênero: Histórias em quadrinhos
Adorei este livro porque fala sobre o aniversário de Asterix e Obelix.
Da visita que suas mães fizeram. Da prisão de seus pais e do querido Falbalá que é a paixão de Obelix, que causa a maior confusão. Tem ainda o Iderafix que é o cachorro de Obelix.Este cachorro é super danado. Acredita que ele fugiu e voltou com um monte de filhotinhos?
Ops!!!!Já falei de mais!Você vai conferir esta história se pegar o livro agora! Se não pegar... “Vai ficar muito curioso!” 

3 comentários:

  1. Labirintos da vida


    Se queres alegria
    Conte piada
    Se queres dinheiro
    Procure um emprego
    Se quer saúde
    Pratique esporte
    Se queres carinho
    Dê amor
    Se queres viver bem
    Seja bom
    Se queres respeito
    Dê respeito
    Se queres ser homenageado
    Faça o bem
    Se queres ser culto
    Leia um bom livro
    Nunca colhera feijão
    Se plantar picão
    Tudo o que desejares
    Faça para seu próximo
    E assim será feliz



    Nome: Thiago Fernando Paulino
    Idade: 14 anos
    Serie: 8ªC
    Nº: 36
    Profª: Marli
    Matéria: Português

    ResponderExcluir
  2. Paz

    Falar da paz é fácil
    Parece que a paz passou por um funil
    Onde se pensa na terra
    Está a guerra

    A guerra esta na favela
    Nação da favela
    Policia contra trafico em ação
    População em tensão

    A guerra esta no transito
    Moto contra caminhão
    carro sem ação...
    Onde esta a paz ?
    Na riqueza ou na mansão
    Na rua ou na casa de papelão

    Quem duvida veraz
    Sabe se que a falta dela
    Esta em muito lugar...
    Como é bom a paz
    Que calma me traz

    Nome:Thiago Fernando Paulino
    Idade: 14 anos
    Serie:8ºC
    Nº:36
    Profª: Marly
    Matéria: Português

    ResponderExcluir
  3. Mãe
    Amor só de mãe
    Como todos dizem
    Esperança em mim ela põe
    Coisa que ninguém mais me dá


    A mãe é maravilhosa
    Te deixa em estado de paz
    Paz interior
    Me deixa com esperança para continuar com meus sonhos

    Mãe é esperança
    esperança para seguir com seus sonhos
    Ir em frente na vida
    Não para traz

    Nome: Thiago Fernando Paulino
    Idade: 14 anos
    Serie: 8ªC
    Profª: Marly
    Matéria: Português

    ResponderExcluir