Pesquisar este blog

Postagens populares

segunda-feira, 20 de junho de 2011

últimas postagens e pequenos resumos de livros do EF

·        Kaiane Raulino Macedo -5ªB –nº15

Titulo da obra: Fogãozinho
Autor: MARIA STELLA LIBANIO CHRISTO
Gênero:História em quadrinhos

Eu gostei muito porque fiquei sabendo que o personagem se chama João Limonada, isso mesmo Limonada!
E aprendi que maior suco que uma pessoa bebe é a água porque ela contem varias proteínas, e o significado de não ter sabor é porque se formos ter um mar inteiro de suco de maga não ia fazer muito sentido e não íamos tomar banho no suco porque as formigas ia picar o nosso corpo enquanto tivermos dormindo. E imagine feijão, arroz e carne tudo doce com sabor de manga, e como seriam os dentes de todas as pessoas.
E fiquei sabendo de muitas receitas que não usamos faca ou fogão, como por exemplo: sanduíche de cebola, vitamina de banana, maionese, chocolate, mouse de laranja, melão com presunto, tomates recheados, suco de mamão, pavê de chocolate, sanduíche colorido, gemada, tabule, salada de frutas, tronquinhos, quadradinhos gostosos, sanduíches amarelinhos, farofa deliciosa, cocadinha branca, geladinho de amendoim, canapé de queijo, canapé de salsicha, canapé de presunto e cajuzinho.
E que João Limonada e sua amiga Laura fizeram essas receitas porque sabem que mexer com gordura quente ou faca pode custar sua vida, mas seu avô Osmar gosta mesmo de comer carne só que João já disse:
- Pare de comer carne varias vezes porque não é bom para sua saúde.
- Esta bem meu neto.    

------------------------------------------------------------------------------------------
Titulo da obra: Carolina e o vento
Autor: Samuel Murgel Branco
Gênero: Infanto Juvenil

Eu gostei do livro porque eu fiquei sabendo por ele que pipa se chama papagaio e também que o vento pode ter uma força enorme que pode levantar ate uma pessoa como se fosse um broco de papel e também que o vento é um ar em movimento que na podemos ver porque é invisível que o ar caminha de um lugar para outra da terra e aprendi que o calor que faz gerar e por fazer tanto calor que faz o calor dilata, ou seja, crescer ou aumentar de tamanho, mas o ar pode fazer grandes coisas como afundar um navio inteiro só com o sol.
Mas também aprendi que podemos saber qual é a velocidade do ar, com um aparelho que indica a direção dos ventos e também descobri que se não fosse o vento a America não seria descoberta naquela época.
E gostei também porque agora eu entendi como balões ficam lá no céu pelo sol e o ar, e também porque o ar pode produzir eletricidade.


-------------------------------------------------------------------------------------------------
Titulo da obra: A historia dos escravos
Autor: Isabel Lustosa
Gênero: História-infanto juvenil

Com este livro eu aprendi que ainda tem uma fazenda onde os escravos ficavam e também que havia um escravo que morreu na fazenda que o maltratou tanto que acabou morrendo.
E também que antigamente ate nos jornais saia anúncios para comprar escravos, e que os escravos eram comprados porque antes quando os portugueses vieram para crescer o Brasil algumas pessoas precisava plantar para crescer o país e como não havia muitos indígenas escravizados os portugueses precisavam deles porque os índios sabiam bem como andar na floresta, e gostei porque aprendi que os negros da África eram mais porque era bando.
E também porque todos os escravos africanos ficavam num local para poder se alimentar para ir ao mercado para serem vendidos e aprendi que em 1822, no tempo em que o Brasil lutava para ficar independente de Portugal, haverá brasileiros que eram contra a escravidão. Um deles é o paulista e ministro José Bonifacio, que queria que o Brasil acabasse logo com a vergonha da escravidão.

Titulo da obra: Draculinha no Pantanal
Autor:Carlos Queiroz Telles
Gênero: Infanto Juvenil

O livro fala que o dia de finados é muito especial para os vampiros, tão importante quanto qualquer data comemorativa.
Onde na cidade Romênia é comemorada, lugar onde os vampiros nascem, e o dia dois de novembro uma simpática assombração trás presentes para os vampiros e como o vovô Finadello - como é chamado e conhecido o distribuidor de brinquedos, e o caixão do distribuidor é assustador porque tem umas sete corujas carregando serpentes como corda bonecas alfinetadas e esqueletos para montar.
E às vezes ouvimos algumas lendas de vampiros uma delas é que o vampiro não pode ficar exposto ao sol ele sempre tem que ficar no escuro ou acaba morrendo e virando fumaça.
E no texto entendi também que o morcego tinha vontade de ter uma bat-machine vermelha com motor de metanol!
- Mais eu entendi mesmo é que morcego tem uma família e se mete em confusão, e sua mãe também se mete em confusão uma delas é que ela corre para o filho não ser comido por crocodilos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Titulo da obra: A mulher que matou os peixes
Autor: Clarice Lispector
Gênero:Infanto Juvenil

Eu gostei muito porque já no começo da historia descobri que a mulher que matou os dois peixinhos vermelhos estava escrevendo a historia e que também a dona que matou os dois peixinhos não matou querendo, mas si sem querer. E que a autora contou que teve uma infância rodeada de animais como uma gata e que ela tinha muitos filhotes depois um rato, lagartixa, coelho, pato, vaca, boi, cavalo e cachorro o nome do cachorro era Jack e no natal ela tinha ganhado um macaco que tudo que a dona tinha dentro de seu guarda-roupa o macaco usava e o nome de seu coelho e gata era Bruna e Barberine mais por causa de tanto bichos ninguém a visitava.
Mas voltando ao assunto, como ela havia matado os dois peixes?
Assim isso aconteceu numa ilha aonde a dona dele chamada Lucia, havia pegado do rio numa viagem de passeio, mas como isso aconteceu?
O que havia acontecido mesmo era que a paisagem da ilha era linda que ela ficou encantada e acabou ficando um pouco mais.
E certo dia ela ficou na beira do rio e viu dói peixes ao lago e pegou um saco elevou para sua casa mais sem querer ela deixou cair o vidro e matou os peixes sufocados.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

·        Kauane Camargo Soares -5ªB –nº16

Titulo da obra: A megera Domada
Autor: William Shakespeare
Gênero: poesia de cordel
Eu gostei muito do livro, porque conta a historia de duas irmãs que chamavam se Branca e Catarina, Branca era a caçula e era linda e a todos encantava pela beleza e candura, já Catarina a Irma mais velha era também muito linda, mas tinha um gênio terrível que a todos causava horror.
A megera domada é um livro de Willian Shakespeare, que foi transformado em cordel.
A parte que eu mais gostei foi quando a Catariana se casa com o Petruquio,pois o casamento foi muito engraçado. Petrúquio tropeça em um santo, bate no outro santo e em muitas outras coisas.
Tudo é muito bom neste livro, principalmente porque a Catarina continua doce e Bianca que é a mulher de Florêncio fica uma fera.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

·        Kelvin Conceição -5ªC –nº21

Titulo da obra: Na terra dos Gorilas
Autor: Rogerio Andrade Barbosa
Gênero: Infanto Juvenil

O que eu aprendi?
Eu aprendi que o que uma garota pode fazer em casa num dia de chuva? Ela pode estudar ler, assistir á “Sessão da tarde” na TV pode telefonar para as amigas.
De repente, a Irma dela mais nova de apenas dez anos falou de lá da sala:
- Elena carta pra você!
Pra mim? Eu não escrevo para ninguém! Quem será que mandou essa carta?
- Toma – disse a Irma ela, estava entrando no quarto. Veio do estrangeiro - completou curiosa como sempre.
Ela deu um pulo da cama, desligou-o radio e, com o coração batendo muito forte pegou o envelope timbrado onde resplandeciam dois enormes e brilhantes selos azuis.
- É a das Nações Unidas! –exclamou tremendo ao ver o emblema inconfundível da ONU.
- Você escreveu pra lá? – Quis saber a Irma dela.
Minha Irma você vive me azucrinando não larga do meu pé. Acabei rasgando o papel tão bonito. Será que era o que ela estava pensado? É impossível!  
Quase desmanchei a redação: sobre o filme a montanha dos gorilas ela ganhou com ela na America do Sul!
Implorou para seus pais a deixarem ir para África. Estudar os gorilas, mas seu pai tem muito medo que ela se machuque, mas quando soube que tinha pessoas que iam ficar juntas com ela mudou de idéia.
- Finalmente, ao entardecer, chegamos ao pé da montanha dos gorilas. Monte Visoke, onde fica o centro da pesquisa.
O guia caminha a nossa frente, abrindo caminho com um facão afiado. O ar estremeceu era um gorila. O susto foi tanto que ela e Gabriele permaneceram abraçadas por um tempo mais de três horas.
- Mal consigo acreditar que passamos por tantas coisas em poucos dias. É essa a imagem que vai levar da África? – indagou, com o ar critico e sereno de sempre.
- Lógico que não. Sempre vou me lembrar do carinho e da hospitalidade do povo de Ruanda, da família do Macuza, da coragem e dedicação dos guardas e guias do Parque, da beleza das montanhas, da luta de todos aqueles que batalham pela preservação dos gorilas e principalmente... - parei fazendo suspense.
- De quem? –perguntou.
- De você, seu bobo! – falei, dando-lhe um beijo apaixonado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

·        Luiza Cardoso Vieira -6ªD –nº19

Titulo da obra: Ana e Pedro - Cartas
Autor: Viviane de Assis Viana e Ronald Claver
Gênero: Infanto-Juvenil

O livro Ana e Pedro, fala sobre como os dois se conheceram por meio de cartas e a partir dessas cartas que um descobre os segredos do outro.
Ana perde seu pai e seu amigo, Pedro perdeu seu avô, acontece varias coisas tristes e felizes durante esse troca a troca de cartas.
Com o passar das cartas, Ana e Pedro se apaixonam um pelo outro, mas como iriam se encontrar, Pedro mora em Belo Horizonte e Ana mora em São Paulo? Mas Pedro decide vender camisetas e com o dinheiro iria ir para São Paulo encontrar com Ana.
Em minha opinião, eu acho que no final deveria contar como foi o encontro entre Ana e Pedro e o que aconteceu a partir disso para o livro ficar mais legal.  
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Natalia V. L. -5ªB –nº25

Titulo da obra: Chuvas de letras
Autor: Luis Alberto Brandão
Gênero:  Infanto Juvenil

Esse livro é demais ele é super divertido e interessante para as pessoas que gostam de ler então esse livro é perfeito para mim porque eu amo ler livros.
Eu acho que quando eu crescer eu vou ser uma escritora igual ao Luis Alberto Brandão porque eu amo ler e escrever.
Eu acho legal escrever coisas sobre o que pensa é igual a escrever uma historia do que acontece na vida dele ou dela.
Eu adoro livros eles são super legais.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

·        Vitoria Mirelly de Oliveira de Freitas -5ªA-nº36

Titulo da obra: 25 anos de meninos maluquinho
Autor: Ziraldo
Gênero: Historia em Quadrinhos

Eu gostei muito deste livro, é uma historia incrível eu amei, porque quando eu era pequena eu gostava muito da historia e ainda eu gosto.

Um comentário:

  1. gostei bastante dos resumos,eles me ejudaram d+ em um trabalho de portugues,ja que eu tava com preguiça de ler livros . ><

    ResponderExcluir