Pesquisar este blog

Postagens populares

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novas viagens através do mundo da imaginação e de livros

Nome: Kaiane Raulino Macedo
Série: 5º B – Nº 15
Obra: depois Daquela Viagem
Autor: Valéria Piassa Polizzi
Gênero: AIDS - doença
A forma do livro se expressar foi umas das razões por ter gostado, e também porque conta a história de uma menina de 16 anos, de altura mediana, magra, morena de cabelos negros e lisos, seu nome Valéria. Ela é neta de italianos, filha de pais separados, e pertence à classe média alta.
Falando assim, tudo parece ser normal na vida da adolescente, uma pessoa comum, se não fosse por um pequeno detalhe... Valéria é H.I.V positivo.
Ela tem o vírus da AIDS. Mas como será que ela contraiu este vírus? A maioria das pessoas iria dizer que Valéria é promíscua, que usa drogas, e se fosse homem... que seria gay.
Mas isso não vem ao caso, o que de fato aconteceu mesmo com Valéria, foi que conheceu um menino, gostou dele e os dois começaram a namorar e logo em seguida eles “transaram” sem camisinha. Até então ela era virgem, e nunca tinha usado drogas!
Passado algum tempo de namoro, os dois foram morar juntos na casa dele, foi então que o amor de sua vida começou a espancá-la. Ela deu queixa, e voltou a morar com seus pais. Seu namorado foi preso, depois de denunciado várias vezes inclusive pela avó de seu namorado!
E foi assim... sem tomar cuidado, confiando no “ amor de  sua vida” que Valéria contraiu Aids!
Depois daquela viagem é um livro triste e alegre, tocante e verdadeiro, um testemunho da coragem e da determinação de uma jovem em levar adiante a vida, apesar da AIDS!
Vale à pena ler... esta é uma história real  e que acontece todos os dias!
Nome: Delis Cristine da Mota
Série: 5º A – nº 09
Obra: Antologia Poética de Manuel Bandeira
Autor: Manuel Bandeira Gênero: Poesia
Gênero: Poesia
Gostei demais deste livro, porque fala de muitas coisas que gosto, tais como: o carnaval, O Ritmo Dissoluto, é bastante interessante porque fez com que eu imaginasse, de que jeito é a história que começa com A Cinza das Horas... e foi essa história que mais me emocionou, pois tem várias rimas, são bastante interessantes! Pelo que li e entendi foi uma história real, pois marca o ano de 1917, amei!
O poema A Canção de Maria, também possui várias rimas, este é de 1913. Sempre que puder irei ler outros livros de poesia de autor Manuel Bandeira.
Nome: Ivana Aparecida Mariano
Série: 5º C – nº 14
Obra: Marcelino Pedregulho
Autor: Sempé
Gênero: Infanto juvenil

Este livro fala da amizade entre dois garotos, um se chamava Marcelino Pedregulho e a outra Renê Rocha. Acontece que Marcelino ficava vermelho sem motivo algum, e quando qualquer outra pessoa teria motivo para ficar enrubescido ela não ficava mesmo.
Já seu colega o Renê, espirrava o tempo todo, por qualquer motivo ou sem qualquer razão, mesmo sem estar resfriado. E por coincidência este menino foi morar ao lado da casa de Marcelino e estudar na mesma escola
E entre eles nasceu uma amizade, talvez por serem tão diferente dos demais. Até então, cada um ficava sozinho em um canto sem falar com os outros, porque zombavam muito deles e o que eles queriam era paz.
Acredito que este livro vai ajudar bastante gente, que não entende que temos colegas bem diferentes e que praticam o Bulling como é conhecido hoje em dia estes apelidos maldosos que nossos colegas nos dão!
Nome: Ivana Aparecida Mariano
Série: 5º C – nº 14
Obra: A Marca de Uma Lágrima
Autor: Pedro Bandeira
Gênero: Enquanto juvenil
Esta é a história de uma menina comum que se chama Isabel, uma adolescente como outra qualquer que se acha feia. Ela é uma garota que enfrenta problemas e dificuldades que são relacionadas à sua idade e a adolescência.
Isabel é completamente apaixonada pelo seu primo Cristiano, e neste mês ele estará fazendo aniversário, mas ela não queria ir ao aniversário dele, porém, com muita insistência de sua mãe, ela decide ir à festa, levando junto sua amiga Rosana.
Durante toda a festa, Cristiano fica conversando com Rosana, e Isabel fica cada vez mais deprimida com isso e resolve beber um pouco.
Então, já tendo bebido um pouco, Isabel vai ao jardim e conhece um rapaz chamado Fernando e ele fica encantado por ela, fica mesmo apaixonado.
Isabel não quis saber de conversa e deu um fora nele, e assim acaba ficando sozinho o resto da festa, e bebendo mais e mais até que fica embriagada.
Quando ela já está bem bêbada um rapaz a toma nos braços e a beija. Foi um beijo suave, doce e quente, e ela só imaginando que gostaria que fosse Cristiano que a estava beijando.
Na sua cabeça, ela era uma princesa, que acordava pelo beijo de um príncipe, que era o Cristiano. E essa história poderia acabar assim, se Cristiano não tivesse se declarado apaixonado pela Rosana.
E assim Isabel passa a escrever poemas, versos e cartas para ajudar no namoro da sua melhor amiga.
Um dia Isabel e Fernando entram na Diretoria da escola e encontram a diretora caída ali morta.
Chamaram a polícia e eles começam a fazer a perícia. Descobriram que ela havia sido envenenada por Lina Marina Foi quando Isabel caiu na real e descobriu que a professora havia assassinado a diretora. Eles só tiveram confirmação quando a professora já estava internada no hospital, por ter tomados comprimidos.
Esta professora soube que a Isabel ia contar toda a verdade e decidiu dar um fim em Isabel também. Iria matá-la mesmo! Mas Fernando descobre toda a armação da professora e salva Isabel.
Dentro de tantos problemas e acontecimentos, Cristiano percebe que também gosta de Isabel. Mas como na vida real, nem sempre as coisas são como a gente quer e Isabel descobriu em Fernando outros valores que a vida tem e disse para Cristiano que não queria mais ficar com ele, que ele continuasse namorando sua amiga Rosana.
Então saiu correndo e foi ao encontro de Fernando, descobrindo o verdadeiro amor de sua vida. Agora sabia que Fernando é e sempre será seu grande amor.
No fim da história Fernando e Isabel se beijam na chuva que caia.
É muito lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário